O mico-leão-dourado é um primata muito pequeno, em que a cauda atinge maior comprimento (+/- 35cm) do que o próprio corpo (+/- 30cm). Este pesa, em média, cerca de 600g.
A sua esperança média de vida é de 10 anos e atingem a maturidade, as fêmeas aos 18 meses e os machos aos 24. O seu período de reprodução é entre Setembro e Março.
Têm um tempo de gestação de 4 a 5 meses e tem cerca de uma a três crias. As crias só ficam com a mãe durante quatro dias, a partir daí é o pai que fica encarregue das mesmas e a mãe só reaparece na altura da mamada.
O mico-leão-dourado alimenta-se à base de frutos, insectos, ovos, pequenas aves e lagartos.
Como sabemos, o mico-lãeo-dourado é um animal em vias de extinção, tendo como principal motivo para tal, a destruição do seu habitat. O Homem quando faz queimadas, em florestas onde os micos habitam, mata muitos destes animais. Uns morrem pois não conseguem fugir ao fogo, outros porque, após do fogo, não encontram alimento e acabam por morrer. Outro dos motivos para a extinção deste animal é o contrabando, pois é um animal muito apreciado para esse tipo de actividade, devido à sua beleza.
O mico-leão-dourado tem como habitat a Mata Atlântica, no Brasil. Neste momento existem cerca de 600 micos na Reserva Biológica de Poço das Antas, mas seriam necessários mais 2000 micos para salvar a espécie da ameaça de extinção. O mico-leão-dourado é protegido pela lei Federal nº 5197, 3 de Janeiro de 1967- “Lei da Fauna”, está também incluído na “Lista oficial de espécies da Fauna Brasileira ameaçada de extinção”, portaria nº 1522, de 19 de Dezembro de 1989- IBAMA, e ainda conta com o comité internacional que trata do programa de recuperação da espécie, que tem como objectivo estabelecer uma população geneticamente sustentável.
No início dos anos 70 deu-se inicio ao programa de conservação da espécie que tinha como colaboradores o IBAMA, o CPRJ e o Nathional Zoological Park/ Smithsonian Institution que se uniram e ainda hoje lutam pela sobrevivência desta espécie.
0 comentários:
Enviar um comentário