Urso Polar


O urso polar é uma das maiores espécies de urso, podendo atingir 2 metros de comprimento e pesar 700 kilos. Como todos os mamíferos, o urso polar tem a capacidade de manter a temperatura corporal constante, o que lhe permite suportar o frio extremo.
Este é um animal versátil, sendo tão ágil dentro das águas geladas do Árctico como sobre o gelo. É um excelente nadador (capaz de se deslocar a uma velocidade de 10km/h), podendo permanecer horas dentro de água devido à sua gordura e ar dos pulmões que lhe permitem flutuar, com facilidade. Além disso as membranas entre os dedos fazem deste urso um nadador mais eficiente que os outros ursos, sendo o único que dispõe deste recurso. Em terra firme, pode surpreender a sua presa ao alcançar até 40 km/h, sendo a sua presa favorita a foca, atacando também a raposa-branca, o boialmiscareiro e a rena, devorando peixes como o bacalhau e salmão.
O urso polar acasala na primavera e no Outono. As fêmeas escavam uma toca, caindo num estado de semi-sonolência. É nessa toca que os seus filhotes vão nascer durante o inverno.
Até à uns anos atrás a sua caça massiva, inclusive desde barcos e helicópteros, que praticavam esta caça como desporto, fez diminuir tanto o seu número, que passou a ser uma espécie em perigo de extinção, pelo que a sua caça foi proibida. O constante desequilíbrio no efeito de estufa, tem também contribuído em muito para a sua extinção. O aquecimento global, causado em grande parte pela acção humana, tem afectado o seu ecossistema, ao derreter os glaciares onde habitam, dificultando também a sua caça e alimentação, o que faz com que estes não consigam armazenar gordura corporal suficiente para passar adequadamente o verão.
O urso polar goza agora da protecção da Dinamarca, Noruega, Canadá, Estados unidos e União soviética, que se associaram num plano internacional de preservação desta espécie.

0 comentários:

Enviar um comentário