Lontra


A lontra é um mamífero carnívoro (comendo aves, lagostins, repteis, peixes e pequenos roedores), com um modo de vida semi-aquático. O seu corpo é fusiforme, com membros curtos e cauda longa, possuindo a sua pelagem uma cor castanho-escura sendo progressivamente mais clara ao atingir a região ventral. Estes mamíferos podem atingir cerca de 1,2m.
As lontras fêmeas, podem ter crias ao longo de todo o ano, sendo o período de gestação aproximadamente 63 dias, nascendo entre 1 a 5 crias. Estas ficam junto da mãe cerca de 13-14 meses, começando depois uma vida independente.
Todos os locais com água permanente, não muito poluída e que estejam relativamente livres de perturbação humana, são capazes de albergar esta espécie.
Os problemas ambientais, a poluição dos rios, a deterioração dos seus habitats aquáticos e meio circundante, a caça ilegal, a perturbação pelo homem, a mortalidade acidental (como afogamentos em redes de pesca e atropelamentos), têm levado à extinção destes mamíferos um pouco por todo o mundo. Nos países industrializados como a Europa tem-se verificado um decréscimo acentuado das populações de lontra, devido à caça excessiva e sem autorização, tendo por esse motivo sido inserida na lista dos Mamíferos raros e ameaçados do conselho da Europa.
Esta espécie chegou a estar extinta em países como a Holanda, Suíça, Luxemburgo e Bélgica, tendo-se verificado um forte declínio na Escandinávia e na Europa de Leste.Portugal só tem que se orgulhar, pois continua a ser um paraíso para estes animais!

0 comentários:

Enviar um comentário