Durante a história da Terra ocorreram grandes extinções de animais devido a catástrofes naturais, no entanto, na nossa época os principais responsáveis pela extinção animal, somos nós os seres humanos, tendo mesmo esta atingido no ultimo século, níveis de milhares de vezes superiores ao normal.
Isto porque, se verificou um grande crescimento populacional, uma evolução da população, das suas tecnologias e a descoberta de formas cada vez mais agressivas de explorar os recursos naturais, e tudo isto vai estar directamente relacionado com a extinção das espécies que se tem verificado. Com esta evolução vão-se perdendo muitas coisas pelo caminho. Umas delas são os animais.
Com este crescimento populacional e consequente evolução das tecnologias houve então,um crescente nível de poluição (poluição dos solos, água e ar) o que provoca mudanças ambientais, alterações nos ecossistemas, que se vão reflectir na extinção da muitas espécies. Mas não é só a poluição ambiental que afecta muitas espécies, também outros factores antropogenicos estão a afectar e provocar a extinção animal.
· O comércio ilegal e a caça ilegal para fins medicinais e experimentais. Por divertimento, para comercialização de peles, e ainda,em certas culturas os ossos e órgãos de certos animais são vistos como amuletos e possível cura para certas doenças, e este tráfego é então feito para esses fins.
· A perda de habitat, de alimento , a desflorestação. Cada vez mais e mais o homem converte vastas áreas de floresta para a ocupação agrícola, para a construção de vias de comunicação e construção de centros urbanos. E vai-se assim destruindo muitos habitats, perdendo-se a maior parte da biodiversidade do planeta que se encontra nestas florestas.
E ainda Alterações climatéricas provocadas pelo homem
Só para se ter noção, 717 espécies de animais mais 80 de plantas, foram extintas desde 1500d.c principalmente por acção humana, e estima-se que 17.201 estão em ameaças de extinção..
Chegou a hora de se pensar mais nos animais, e nas consequências que a sua extinção pode trazer para os ecossistemas. Chegou a hora de não pensar só em nós, e sim nas consequências que os nossos actos podem trazer. Tal como nós sermos humanos, também os animais têm direito a viver e a serem respeitados!
S
“ O Homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de os explorar, violando esse direito. Tem a obrigação de empregar os seus conhecimentos ao serviço dos animais.”
Artigo 2º Declaração dos Direitos dos animais, proclamada pela UNESCO em 1978 e aprovada depois pela ONU
0 comentários:
Enviar um comentário